Ética em Software

A tecnologia nos ajuda a dominar a natureza e fazer coisas em escala que, limitados apenas a nossos corpitchos, jamais conseguiríamos realizar. Ela abre novos caminhos, permite imaginar futuros melhores e mantém em cheque forças que, em sua ausência, poderiam significar nosso ocaso como espécie.

Quando falamos de tecnologia, estamos em enorme parte nos referindo a software. Com ele, levamos eficiência a setores fustigados por processos antiquados e conseguimos estar mais presentes nas vidas de entes queridos. Isto é, indubitavelmente, positivo: fazemos mais com menos, mantendo nossos corações sempre quentinhos com aquele meme de “Bom dia” cheio de flores no WhatsApp, do tipo que só nossas avós poderiam mandar.

A magnitude dessas possibilidades, no entanto, nos impõe questionamentos importantes: o simples fato de algo ser factível o torna digno de ser realizado? O que é ser ético, qual é o bem quando falamos de dados de milhões de pessoas? Como devemos agir quando linhas de código podem catalisar a explosão de estruturas sociais até então consideradas sólidas, ou mesmo acelerar as mudanças climáticas que ameaçam nossa existência?

Eventos recentes nos colocam pensando no papel que devemos desempenhar como agentes nesse universo. É muito pano para manga, mas o Inviável 24 está aqui para tentar dar alguma forma a esse murundum.

Recomendações:

Ética em Software